quarta-feira, 7 de novembro de 2007

ARTIGO PUBLICADO "in Vera Cruz nº 11 Ano 5, Novº 2007" JORNAL DA PARÓQUIA DO SENHOR DA VERA CRUZ - CANDAL - V. N. GAIA

Em pleno Outono uma semente desabrochou!
É verdade!
Corria o mês de Novembro de 2003 e delineavam os membros da Comissão de Festas do Senhor da Vera Cruz a melhor estratégia para angariar fundos com vista a custear as despesas com a realização da festa em honra do Padroeiro.
Costuma-se dizer que “a necessidade aguça o engenho!”.
Ora, tendo em conta que alguns dos elementos da referida Comissão de Festas possuíam experiência de cantar em grupo, uma vez que integravam diferentes grupos corais (animadores das Eucaristias dominicais na Paróquia) decidiram “pôr mãos à obra” e ensaiar algumas cantigas populares “para ver o que aquilo dava”! Já que não possuíam instrumentos musicais começaram pelas cantigas alentejanas, cantadas à capela.
O entusiasmo foi criando raízes e, com a ajuda de um bombo, uma harmónica de boca e uns ferrinhos, lá foi o Grupo cantar as Janeiras pelas ruas da Paróquia.
Animados pelo impacto que causaram, pela receptividade que encontraram e pelo incentivo que receberam, “lançaram a rede” e “pescaram” mais dois elementos e respectivos instrumentos musicais (a Lindinha com o acordeão e o Alberto Marques com a flauta e o cavaquinho).
Porém, é preciso continuar a crescer, melhorar, inovar, surpreender! Com energia, entusiasmo e empenho o grupo leva a cabo uma série de iniciativas.
No entanto sentem que é preciso ir mais longe! Nesta esteira lançam o repto a gente mais nova que adere (a Cristina com o violino, o Jorge e o Manuel Pinto com a viola) e constitui uma mais-valia para o grupo que se sente mais forte, coeso, seguro e capaz. As participações em variadíssimos eventos sucedem-se e, como o tempo não pára, o 4º aniversário está prestes a acontecer.
Aproveitamos a oportunidade para, em jeito de balanço, dar particular relevância ao ano de 2006/2007, não tanto pelo número de convites que recebemos para participar, mas pela importância, pelo desafio e pela vivência que cada momento significou para cada um dos elementos do grupo e que jamais será esquecido.
Por essa razão queremos partilhar com os leitores do Vera Cruz a nossa caminhada ao longo do ano de 2006/2007.
Nada melhor do que iniciar (11 de Novembro) com a Celebração da Eucaristia, presidida pelo Sr. Pe. Barbosa, com a participação activa do grupo, em Acção de Graças pela passagem do 3º aniversário, pela alegria do trabalho realizado e pelo bom êxito das actividades futuras.
Como cristãos que somos acreditamos que o “alimento espiritual” recebido na Eucaristia anima-nos, fortalece-nos e desafia-nos a encetar a caminhada. Imbuídos deste espírito iniciamos o nosso ano de trabalho.
No dia 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição (como vem sendo habitual) deslocamo-nos ao Lar Padre Alves Correia, para, em união com os utentes, familiares e pessoal proporcionarmos uma tarde diferente a todos os que fazem daquela Instituição a “sua casa”. Graças à nossa versatilidade conseguimos criar dois momentos “altos”, designadamente na Celebração da Eucaristia (na versão coral) e no tempo de lazer e confraternização ao som de cantigas populares. A satisfação, o entusiasmo e a alegria inundaram aquele espaço e foram de tal modo contagiantes que muitos dos espectadores associaram-se ao grupo, cantando, dançando e aplaudindo. Ver a genuína alegria estampada no rosto dos que nos ouvem é a nossa maior recompensa.
Continuamos a trabalhar para responder positivamente ao honroso convite do Conselho Nacional da Sociedade S. Vicente de Paulo, no sentido de participar e animar a Eucaristia celebrada no dia 20 de Janeiro, na Capela do Hotel Verbo Divino, em Fátima, presidida por D. José Alves - Bispo de Portalegre e Castelo Branco.
É uma felicidade para nós partilhar, com tanta gente, o trabalho que fazemos com singeleza e humildade e oferecemos ao Pai, em jeito de oração, já que “cantar é rezar duas vezes”.
Porém, não ficamos por aqui. A 21 de Abril, na Peregrinação Nacional Vicentina em Fátima, vivemos a experiência mais marcante e enriquecedora do nosso percurso que ficará para sempre guardada como um tesouro no nosso coração. Ao longo deste dia vivemos três momentos diferentes, com um simbolismo próprio e profundamente tocante, a saber:
- Animação, com cânticos, da procissão que se realizou desde a Cruz Alta até à Capelinha das Aparições e na qual participaram todos os Vicentinos, seguida da saudação a Nossa Senhora de Fátima, presidida por D. Aurélio Granada Escudeiro - Bispo Emérito dos Açores, com a participação de D. Augusto César Ferreira da Silva - Bispo Emérito de Portalegre e Castelo Branco e de D. Serafim Ferreira da Silva - Bispo Emérito de Leiria-Fátima. Este momento de oração terminou com a renovação do compromisso feito pelos Vicentinos.
- Participação na Assembleia Vicentina, realizada no Centro Apostólico Paulo VI. Diante de uma plateia imensa (lotação completamente esgotada), durante cerca de uma hora, o nosso grupo deu a volta a Portugal, a cantar, desde o Minho ao Algarve, passando pelos Açores e pela Madeira. Em jeito de despedida, com toda a gente de pé e de mãos dadas, cantamos “Pai Nosso…Aleluia”. Sem sombra de dúvidas foi um momento inesquecível, indescritível e verdadeiramente emocionante!
- Animação da Vigília de Oração entrecortada por momentos de escuta da Palavra, silêncio e reflexão. Enquanto a noite vai cobrindo a terra, na Casa de Deus, vivemos um momento de encontro e “amorosa cumplicidade” com o Pai.
De novo somos chamados a colaborar. A 5 de Julho deslocamo-nos a Tomar a fim de participar nas comemorações do 111º aniversário do Presídio Militar.
O dia foi marcado por dois momentos distintos. Logo pela manhã, na antiquíssima Igreja de Nossa Senhora do Olival, animamos a Eucaristia presidida pelo Sr. D. Januário Torgal Ferreira – Bispo das Forças Armadas, na qual receberam os sacramentos do Baptismo, da Confirmação e da Eucaristia diversos elementos dessas forças de Segurança.
De tarde, no Presídio Militar “semeamos” a alegria e a confraternização entre o pessoal da guarnição, os presos e familiares.
Como é gratificante ver sorrisos e “lágrimas de alegria” nos olhos! É o sinal vivo de que a vida tem “luz” e sentido.
Após a interrupção habitual com o intuito de retemperar as energias dispendidas ao longo do ano, há que preparar mais uma actividade que integra as “tradições” do grupo.
No passado dia 29 de Setembro, no salão do nosso Colégio, organizamos o “Chá Cantante”.
Graças ao espírito de solidariedade, serviço, disponibilidade e compromisso dos elementos do grupo, proporcionamos a muita gente, inclusivé às pessoas com mais dificuldade de mobilidade, a participação neste convívio. Foi uma tarde de grande divertimento, animação e entusiasmo.
Ver os outros a vibrar dá-nos ânimo para continuar, mais e melhor!
Não podemos deixar de referir outras participações, ao longo do ano, nomeadamente, no Clube Recreativo de Canidelo “Os Chalados”, por altura das comemorações do 25 de Abril, no Encontro de Colectividades da Freguesia de Santa Marinha, realizado no Parque Desportivo do Micha bem como em casamentos e aniversários matrimoniais.
Feito o balanço do ano constatamos, desde já, que o grupo cresceu (contamos com a participação do José João - Teclas) e não temos dúvidas em afirmar que sonhos, projectos e vontade não nos faltam, pelo que certamente o próximo ano será tanto ou mais profícuo que o anterior.
Na certeza de que a “fonte” que nos sacia a sede é a Eucaristia, participaremos na sua celebração, no próximo dia 11 de Novembro, pelas 11h, na Igreja do Senhor da Vera Cruz do Candal.
Esta celebração constituirá um Acto de Louvor e Agradecimento pelo 4º ano de actividades e um pedido de bênçãos para o novo ano.
Aproveitamos o ensejo para agradecer a todos quantos nos apoiam, com particular relevância ao Sr. Pe. Barbosa pelo carinho, disponibilidade, incentivo e apreço que nutre pelo grupo e pelo trabalho realizado.
Queremos reafirmar que o objectivo primordial do grupo é prestigiar a Paróquia no seio da qual nasceu, estar disponível para colaborar em qualquer evento paroquial e “projectar” a nossa paróquia onde quer que nos desloquemos, já que a levamos no coração.

Este artigo contou com a preciosa colaboração de Diogo Tavares em representação do Grupo de Cantares da Paróquia do Senhor da Vara Cruz do Candal

1 comentário:

Anónimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.